Mensagem do Director

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) saúda a toda a sua rede de colaboradores e ao público em geral pela sua activa participação, directa ou indirecta, na adopção de uma postura e/ou realização de acções que concorrem para a redução do risco de desastres naturais em Moçambique.

Tenho o prazer de convidar a todos para que usem o nosso Portal de Internet, para obterem informação básica das actividades do INGC e seus parceiros na componente de gestão de desastres naturais.

Este Portal vai servir para promover medidas de prevenção para as principais adversidades (Cheias, Secas, Ciclones e Epidemias) que ciclicamente impactam no desenvolvimento harmonioso, tanto social como económico, do nosso País.

A prevenção é indispensável em todo o processo de redução da vulnerabilidade do nosso País aos eventos extremos. Como instituição, continuaremos apostados em melhorar e consolidar a capacidade previsional dos eventos, ou seja, identificação, acompanhamento e disponibilização de informação atempada às comunidades para que elas possam tomar medidas preventivas em tempo útil.

Uma das estratégias que se mostra segura para a obtenção de melhores resultados na mitigação do impacto dos eventos extremos, em geral, é a capacitação das comunidades em todo o País. Para este efeito, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, na qualidade de entidade coordenadora do processo de Redução do Risco de Desastres Naturais, realiza várias análises de dos fenómenos naturais mais frequentes em Moçambique e alista uma série de procedimentos para a contenção do seu impacto.

É parte desse trabalho que teremos a ocasião de partilhar com os nossos colaboradores e com o público em geral neste Portal.

João Osvaldo Moisés Machatine

Alerta Verde

pressupõe uma vigilância permanente e prática de medidas de prevenção, ocorre de forma contínua devendo o órgão executivo de redução de risco de desastres

Alerta Laranja

é activado quando se está na iminência da ocorrência de uma calamidade

Alerta Vermelho

é activado quando o desastre está em processo de se concretizar ou já se iniciou e a sua dimensão exige acção imediata de vários sectores do Governo.

Subscrever Online

Para receber as últimas notícias e actualizações, insira o seu e-mail.