Notícias

2019/06/02

Uso de drones na resposta aos desastres impressiona Rainha Belga

A Rainha da Bélgica, Mathilde Maria Cristiana Gislaine d'Udekem d'Acoz, ficou impressionada com nova tecnologia usada pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades na resposta aos desastres naturais, que vem afecatando ciclicamente Moçambique.
Ontem, quarta-feira, seis de Fevereiro, ela visitou o Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), braço operativo do INGC, onde para além de se inteirar do projecto de uso de drones para a gestão das calamidades naturais, a Rainha Mathilde teve explicação por parte da Directora Geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Augusta Maita, e dos técnicos responsáveis, sobre o funcionamento destes instrumentos.

Ler mais

2017/30/11

INGC avalia nível de prontidão em seis municípios

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) destacou, recentemente, brigadas para seis municípios de país, tidos como propensos a inundações, cujo objectivo primordial era o de avaliar o seu nível de prontidão face às previsões meteorológicas para a presente época chuvosa.

Ler mais

2017/30/11

INGC prima cada vez mais pelo rigor e transparência

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) continua a reforçar os mecanismos de actuação, assentes nas boas práticas, tendo organizado recentemente um Seminário Sobre Rigor e Transparência na Gestão de Recursos Públicos, cujo objectivo era o dedotar todos os seus funcionários da instituição de procedimentos de administração rigorosa e transparente dos recursos públicos, por forma a que os fundos do Plano de Contingência, bem como das doações e/ou donativos sejam cada vez mais bem administrados e aplicados.

Ler mais

2017/30/11

Perto de oito mil pessoas sensibilizadas

Um total de 7.989 pessoas participaram e beneficiaram de forma directa de palestras de sensibilização sobre as boas práticas de produção, conservação e poupança de alimentas e água, organizada pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), abrangendo 19 distritos de seis províncias do sul e centro do país, nomeadamente, Maputo, Gaza, Inhambane, Manica, Sofala e Tete.

Ler mais

2017/30/11

Mapeamento aponta zonas de risco em dezoito distritos

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) apresentou recentemente um relatório de mapeamento das principais zonas de risco no país, tendo identificado 18 distritos localizados nas províncias de Maputo, Maputo cidade, Niassa, Nampula, Cabo Delgado, Tete e Manica.

Ler mais

2016/17/08

Governo disponibiliza 360 milhões/mt

O governo disponibilizou um montante de 360 milhões de meticais para responder às necessidades de um milhão e meio de pessoas que estão a ser assoladas pela seca nas zonas centro e sul do país.

Ler mais

2016/12/08

INGC cria Centro Virtual de Resposta à Seca

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) vai criar um “Centro Virtual de Resposta à Seca, dentro dos próximos dias, segundo anunciou o respectivo director-geral, João Machatine.

Ler mais

2016/12/08

INGC e Parceiros em Campanha Educativa pela Conservação da Água

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) e parceiros estão a trabalhar, nas zonas urbanas e rurais, na campanha virada à sensibilização em matérias de poupança e conservação da água, visando inseminar uma nova atitude nas comunidades na utilização do precioso líquido.

Ler mais

2016/08/08

João Machatine, Director-Geral do INGC em Grande Entrevista

O director-geral do INGC, João Machatine, diz que um dos desafios da instituição que dirige é o de antecipar-se aos eventos, de modo a evitar danos humanos e económicos. 

Ler mais