Direcção de Prevenção e Mitigação

A Direcção de Prevenção e Mitigação (DPM) é responsável pela capacitação, a todos os níveis (central, regional, provincial e local), em matéria de Gestão de Risco de Calamidades e Aviso Prévio antes da ocorrência de uma calamidade. Durante e depois as emergências a DPM coordena as áreas de logística e serviços aduaneiros.

O processo de capacitação levado acabo pela DPM inclui a realização de exercícios de simulação (nacional, regional, provincial, distrital e local) de eventos calamitosos para testar e avaliar o nível de prontidão e coordenação de toda a rede de resposta as emergências (Centro Nacional Operativo de Emergência, Unidade Nacional de Protecção Civil, Equipa Humanitária das Nações das Unidas, Centros Operativos Distritais e Provinciais de Emergência, Comités Locais de Gestão de Risco).

 

Algumas funções específicas da DPM:

  • Promover a elaboração de planos e programas de formação em matéria de Gestão de Risco de Calamidades;
  • Coordenar e promover o processo de criação e capacitação de Comités Locais de Gestão de Risco;
  • Elaborar, em coordenação com o sector de informação, mapas de risco e situacionais, a serem usados pela Unidade Nacional de Protecção Civil, Centro Nacional Operativo de Emergência e Centros Operativos Provinciais e Distritais de Emergência;
  • Compilar mapas tradicionais elaborados pelas comunidades;
  • Analisar os indicadores tradicionais de calamidades e conjugar com as informações de carácter científico, que permitam a implementação dos mecanismos e equipamentos para os sistemas de aviso prévio;
  • Garantir a actualização dos meios logísticos existentes, bem como a elaboração das necessidades de apoio adicional;
  • Proceder ao desembaraço aduaneiro dos bens de emergência.